Ação na Cracolândia pretende erguer “novo bairro” na região

22/03/2017

 

Nova ação do poder público pretende erguer espécie de novo bairro no coração da área conhecida hoje como Cracolândia. Para isso, a prefeitura já iniciou o processo de levantamento de informações sobre a titularidade dos imóveis da região para poder processar a desapropriação desses lotes, cerca de 50.

Com as desapropriações, imóveis serão todos demolidos e parcerias com a iniciativa privada irão reurbanizar toda região, que contará também com equipamentos públicos. A ideia é repovoar o bairro e impedir que dependentes químicos e criminosos voltem a ocupar o local.

O processo de retirada dos dependentes da área será feita de modo bem diferente do empregado em 2012. Desta vez, não haverá grandes operações policiais, mas sim o desenvolvimento de estratégias de isolamento do local, impedindo que a Cracolândia seja abastecida com drogas, ao mesmo tempo que agentes de saúde e de segurança agem para levar os dependentes para locais apropriados.

A força policial, obviamente, será aplicada, mas somente aos criminosos que comandam o tráfico da região. O Programa Redenção, nome dado ao compromisso de resolver o problema das drogas em 8 cracolândias diferentes espalhadas pela cidade, vem reunindo Prefeitura, Ministério Público, Agentes de Saúde, além da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana para a definição de uma estratégia de ação única no local.



Relacionados