19/03/2017


A linha5-lilás do Metrô de São Paulo recebeu neste domingo seis novos trens que ainda funcionarão em caráter de testes pelas próximas semanas. Em maio, trens já vão estar operando todos os dias na linha. Ramal também estreia novo sistema de controle de trens.

Com a entrada em operação, os usuários terão à disposição trens modernos e mais confortáveis que contam com sistema duplo de ar-condicionado, portas mais largas que facilitam o embarque e desembarque, corredor de passagem entre os carros, câmeras de segurança e monitoramento, sistema de freios antideslizantes e antiderrapantes, iluminação LED, mapa dinâmico que mostra as estações percorridas, sistema de detecção e combate a incêndios, além de mensagens sonoras gravadas, que se adequam ao nível de ruído dentro do trem e regulam seu volume automaticamente.

Trens terão conexão interna entre vagões

CTBC

A linha também recebeu hoje o sistema CTBC, que em português significa Controle de Trens Baseado em Comunicações – é um moderno sistema de sinalização e controle de trens, que possibilita a diminuição do intervalo de trens com maior velocidade operacional e menor consumo de energia. Este sistema é utilizado nas linhas 15-Prata do Metrô e 4-Amarela.