A gigante norte-americana Cisco Systems acaba de fechar parceria de R$300 milhões com a prefeitura de SP para preparar todas as escolas municipais da capital a se tornarem “escolas digitais”.

A conectividade é um ponto central para a implantação de projetos como a incorporação das linguagens de programação no currículo, a transformação dos Laboratórios de Informática em Laboratórios de Educação Digital, 

Aprendizagem e Experimentação, inspirados na cultura maker, e o projeto CEU21, que prevê a implantação de espaços de aprendizagem criativa e inovação em todos os CEUs da cidade,  afirma a prefeitura.


Serão cerca de 18 mil equipamentos que compõe plataformas de conectividade e soluções de segurança. As estruturas de wi-fi, servidores, switches e roteadores, entre outros itens, foram usados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio em 2016 e agora poderão beneficiar cerca de 640 mil alunos da rede pública da capital paulista.

Essa é a maior doação realizada para a cidade na gestão Doria. Sozinha, é maior que todas doações já realizadas desde janeiro.

“Esta é a maior doação já feita nesta nossa gestão e possivelmente a maior já feita no país para um município, vindo do setor privado. São equipamentos que virão para o nosso programa de educação digital. Crianças, adolescentes, gestores e professores sintonizados nesta nova era, com alta tecnologia para que, sobretudo os mais pobres, possam estar sintonizados nas oportunidades e desafios do século XXI”, afirmou o prefeito.

Na foto, o prefeito João Doria e o presidente da Cisco do Brasil, Laercio Albuquerque.

A proposta de doação está em linha com uma das principais iniciativas globais da Cisco no setor de educação e empregabilidade, o programa Networking Academy. Com mais de 1 milhão de alunos matriculados no mundo, sendo treinados em tecnologia e preparados para uma nova carreira profissional no setor de TI, o programa é um dos pilares da visão de responsabilidade social da empresa. 

O programa conta hoje com mais de 300 academias e 200.000 alunos matriculados por todos os Estados no Brasil, reforçando o compromisso da empresa com o país e com a área de Educação.
A atividade principal da Cisco é a oferta de soluções para redes e comunicações quer seja na fabricação e venda (destacando-se fortemente no mercado de roteadores e switches) ou mesmo na prestação de serviços por meio de suas subsidiárias Linksys, WebEx, IronPort e Scientific Atlanta.